Empresa moderniza sua fábrica e escritório com projeto de captação de energia que gera economia no processo de produção e colabora com o futuro do planeta
Seja qual for a indústria, inovação é uma pauta que está sempre em evidência. Quando se é do mercado da tecnologia então o tema é mais que uma obrigação. A Avanutri, empresa brasileira de equipamentos para avaliação física, nutricional e recovery, desenvolve no País produtos de alta performance. A empresa tem parcerias com grandes clubes de futebol, instituições do esporte e atletas de diferentes modalidades, fornecendo equipamento que fazem a diferença na performance. Mas nesse começo de ano a empresa não só pensou em como fazer a diferença na vida de seus clientes, mas na cadeia toda que está envolvida: a sociedade.
Na fábrica localizada na cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, foram instalados sistemas de energia solar, que além de inteligentes e que garantem maior eficiência energética, geram também economia e torna a empresa amiga do meio ambiente. Com a implantação do sistema fotovoltaico, a Avanutri pode ter uma economia de quase R$ 15 mil por mês só de energia, isso sem falar na não emissão de 38 mil quilos de CO2 por ano, fato que equivale a 230 árvores plantadas.
“Além de contribuir por um planeta melhor, a Avanutri com esse sistema de energia solar terá um ganho econômico muito grande no final do ano. Vale destacar ainda a simultaneidade que esse sistema proporciona, quando a produção e todo o funcionamento da empresa acontecem quando o sistema fotovoltaico está gerando energia. Esse fator faz com que toda energia consumida venha diretamente do sistema, sem precisar de energia injetada da rede da concessionária”, explica o engenheiro Iago Moura Bretas, da empresa iBretas, responsável pelo desenvolvimento do projeto.
Na planta industrial, o novo sistema de captação de energia alterou – e para melhor – até a rotina dos trabalhadores. Patinetes elétricos para os colaboradores se locomoverem dentro da indústria de forma mais rápida e eficiente foram instalados, assim como empilhadeiras elétricas para transporte de carga.
“Com essas mudanças nosso ganho não é só em economia. Colaboramos com o meio ambiente e também ajudamos a trazer o debate sobre a importância de como o homem pode contribuir com o futuro do planeta junto aos nossos colaboradores. Com os equipamentos que eles usam no dia a dia conseguem ver ganhos de qualidade para todos, disseminam isso em suas casas e para amigos, além de trabalharem com uma satisfação maior, de que eles estão fazendo a diferença. É a situação que todos os lados só ganham”, diz Rodrigo Santana, CEO da Avanutri, que completa:
“Somos uma empresa de tecnologia, que desenvolve produtos de alta performance, e esse grande investimento industrial vem de encontro com o nosso planejamento estratégico. Hoje não basta desenvolver produtos que façam a diferença na vida das pessoas, é preciso mostrar que você também faz como empresa de alguma forma a sua parte na sociedade. Temos orgulho dessa transformação que fizemos e temos certeza que nossos consumidores também ficarão felizes em saber dessa novidade, que colabora para um mundo melhor”.
Além de todo o parque industrial, o sistema de captação de energia solar também foi instalado nos escritórios da Avanutri. Desta forma, 100% da energia consumida pela empresa nesse momento é renovável.
Sobre a Avanutri
A Avanutri foi fundada em 2004 para desenvolver soluções tecnológicas na área de avaliação física, Recovery e High Performance e tem como objetivo ser uma incubadora de tecnologias inteligentes. Atualmente está presente em diversas áreas esportivas auxiliando fisioterapeutas, fisiologistas e preparadores físicos na prevenção de lesões e recuperação de seus atletas com mais qualidade e rapidez, garantindo assim a alta performance. A companhia tem grandes parceiros, entre eles a Confederação Brasileira de Futebol, a Associação Uruguaia de Futebol, além de tradicionais clubes do futebol brasileiro, como Fluminense, Vasco e Cruzeiro.