Atendimento digital: transforme a relação com seu cliente

Um bom atendimento digital é essencial para manter sua empresa competitiva. As empresas mais bem-sucedidas são aquelas que conseguem manter um alto nível de relacionamento e aprofundar a integração entre as partes. 

As plataformas digitais da atualidade permitem se conectar com clientes e são essenciais para quem deseja se destacar no atendimento.

Portanto, todos os negócios devem se concentrar em fornecer serviços de qualidade aos consumidores por meio de canais tradicionais e digitais, como mídias sociais, chat, e-mail e aplicativos. 

Pensando nisso, este post explica tudo o que você precisa saber sobre serviços digitais, com foco em dicas de atendimento digital e ferramentas e estratégias pertinentes.

Dicas para um atendimento digital qualificado

O serviço de assistência técnica informática presencial não existe sem funcionários bem treinados em relação ao atendimento. Para empresas que trabalham no meio digital, a regra é a mesma.

Saiba que é possível evoluir muito nesse quesito, basta seguir essas dicas.

  1. Seja empático

Você não pode melhorar seu relacionamento com o cliente sem empatia. O bom atendimento acontece quando a empresa está em perfeita harmonia com seus clientes. 

Em outras palavras, os clientes estão satisfeitos e simpatizam com a marca, seja ela de tubos galvanizados ou de materiais essenciais, como indústria alimentícia, quando há empatia e uma escuta ativa.

Desenvolver essa característica nem sempre é fácil, mas é essencial trabalhar muito para alcançar o patamar para proporcionar experiências de valor aos consumidores, retendo-os.

Uma maneira de promover essa empatia é avaliar as necessidades do cliente de acordo com a perspectiva dele.

Sempre trate seus clientes da maneira que você deseja ser tratado. Assim, você não deve tentar forçar alguém a fazer uma compra, por exemplo. 

Lembre-se que os clientes precisam ter liberdade de escolha e entender os benefícios que terão ao comprar o item ou contratar um serviço.

  1. Conheça os comportamentos

Os clientes precisam ser profundamente conhecidos pelos empreendedores. Você precisa conhecer as ações, necessidades, desejos, enfim, tudo o que eles esperam da consultoria tributária, por exemplo.

A verdade é que os profissionais devem usar a psicologia para melhorar o relacionamento com o público-alvo.

Ao estudar os clientes, é possível desenvolver novas estratégias para agradá-los e atingi-los cada vez mais no cerne das necessidades.

  1. Faça atendimento por vídeo

Hoje, não é possível que grandes e médias organizações se comuniquem apenas por telefone e comunicação direta. A comunicação multicanal é essencial para fechar negócios e atrair novos clientes.

As redes sociais e os aplicativos móveis são ferramentas importantes para diversificar os canais de atendimento ao cliente.

Claro que, para aumentar o número de clientes, precisamos entender como usar novos métodos de comunicação para serviços digitais. Com o tempo, a tecnologia começou a reduzir a burocracia.

À medida que as pessoas se conectam à Internet, os serviços digitais via chat são um diferencial fundamental para as empresas terem mais canais de atendimento.

Tirar dúvidas sobre o produto no momento da compra ou pedir ajuda para resolver o problema faz parte dos benefícios que esse tipo de atendimento oferece.

Algumas empresas introduziram o bate-papo por vídeo para proporcionar contatos mais pessoais.

Esse recurso tem como objetivo educar os consumidores sobre como usar cintas de amarração e outros produtos, sendo um fator importante para aumentar as vendas.

O vídeo é uma ferramenta mais ágil e dinâmica, permitindo uma melhor retenção dos usuários e também uma transmissão mais clara das mensagens.

  1. Use chatbots

Uma grande tendência em serviços digitais são os chatbots. Por meio do Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, plataformas específicas e muito mais, os clientes podem interagir com funcionários, IA ou fazer diversos processos automaticamente.

Por exemplo, hoje em dia é perfeitamente possível cumprir diversas etapas com o auxílio de robôs, sendo algumas das atividades:

  • Verificar o status da compra;
  • Pagar;
  • Conferir novas ofertas;
  • Acessar boletos.

A possibilidade de utilizar chatbots com os serviços digitais não só facilita o contato como reduz custos, afinal, o usuário consegue atendimento ágil e em qualquer horário, enquanto as empresas não precisam despender de equipes extras para prestar esse atendimento.

Essa estratégia também aproxima o escritório contábil do público em geral por meio de uma interface amigável e serviços rápidos, que criam uma experiência positiva e fidelizam o cliente.

  1. Atente-se aos assistentes virtuais

Outra opção para empresas que desejam implementar serviços digitais é um assistente virtual inteligente.

São agentes de software programados para responder a alguns comandos de voz ou texto e realizar várias tarefas.

Alguns deles, como Siri e Alexa, são mundialmente famosos e, à medida que são usados, melhoram sua capacidade de armazenar e compilar informações, tornando-se mais inteligentes. 

Os principais benefícios de um assistente virtual inteligente incluem serviços instantâneos e a possibilidade de acessá-los a partir de uma variedade de dispositivos.

  1. Lembre-se do e-mail

O e-mail pode parecer um canal tradicional demais para atendimentos digitais corporativos, mas é errado omitir essa ferramenta da sua estratégia de comunicação. 

Afinal, essa é uma opção segura e eficaz para empresas que desejam se comunicar de maneira eficiente, pois já é difundido e é o que a maioria das pessoas usa, sendo um contato mais próximo.

Inclusive, algumas plataformas omnichannel já oferecem funções que permitem segmentar e-mails com base em perfis de leads e tipo de conteúdo.

Além da possibilidade de entrega automática de mensagens, a comunicação entre a empresa e o cliente interessado em adquirir produtos como ar condicionado instalação ou em serviços como a automação residencial, por exemplo, se torna ainda mais otimizada.

Vantagens de investir em atendimento digital

Os serviços digitais são uma ótima maneira de viabilizar que os clientes entrem em contato com a sua marca 24 horas por dia.

Ou seja, possibilitam eliminar rapidamente todas as dúvidas e aumentar as chances de fechar um negócio a qualquer momento.

No entanto, é muito importante saber que o atendimento digital não significa que o cliente deve ser tratado uniformemente, apenas com respostas genéricas e padronizadas, sem adequação de linguagem.

Pelo contrário, a linguagem do escritório de projeto elétrico residencial deve combinar com a base de clientes e fazê-la sempre se sentir bem-vinda e valorizada.

Portanto, investir em atendimento virtual de alta qualidade garante muitos benefícios e vantagens ao seu negócio. Conheça-os a seguir.

Aumenta as conversões

Os serviços digitais são uma forma de diversificar os canais de comunicação e aumentar a presença online, como já dissemos acima. Isso impacta diretamente no volume de vendas de um negócio.

Isso porque atrai mais clientes para a marca e as pessoas que já a consomem tornam-se cada vez mais fiéis.

Além disso, o atendimento digital abre as portas para o desenvolvimento do setor de vendas online.

Se um cliente pode usar a Internet para fazer perguntas e se comunicar com o escritório de serviços de contabilidade preços, também é mais provável que ele queira fechar negócio pelo site.

Portanto, esse tipo de atendimento ajuda a reter clientes, transformá-los em promotores da marca e aprimorar a imagem da empresa.

Promove a redução de custos

O atendimento online abre espaço para o uso da tecnologia para mediar as interações com o cliente.

Dessa forma, você pode investir em tecnologias de informação, como os chatbots mencionados mais acima.

Esse tipo de investimento reduz os recursos gastos no recrutamento e treinamento de pessoal, além de reduzir significativamente os custos de comunicação com os consumidores.

Além de não ter nenhum custo de manutenção típicos de loja física, como aluguel, serviços públicos, realocação de funcionários e outras preocupações relacionadas.

Mais visibilidade

Para que seu negócio tenha sucesso em vendas, é importante desenvolver estratégias que ajudem você a divulgá-lo também para clientes em potencial. O atendimento pode ser um grande aliado nesse momento.

É muito importante pensar nisso para fidelizar e atrair novos clientes. Investir nesse processo também impacta na diversificação dos canais de comunicação, inclusive.

Assim, você pode aumentar sua presença no ambiente digital e alcançar mais pessoas sem gastar grandes quantias de dinheiro.

Outra razão pela qual sua loja deve estar em canais diferentes é facilitar que os clientes a encontrem.

As pessoas estão cada vez mais distraídas na internet, bem como usam mais frequentemente essa ferramenta para realizar pesquisas e compras. 

Assim, facilitar que elas possam encontrá-lo rapidamente é crucial para mantê-las engajadas.

Monitoramento aguçado

Plataformas de comunicação para análise de métricas e metas de projetos permitem acompanhar melhor os resultados das rotinas de sua equipe e mapear melhor suas prioridades.

Se você souber aproveitar ao máximo as ferramentas para criar comunicações digitais, poderá garantir um serviço de alta qualidade, centralizando canais, integrando sistemas e agilizando todo o processo de vendas.  

Ao analisar os dados e entender como funciona o fluxo de atendimento ao cliente, você pode encontrar soluções melhores para interagir com eles.

Serviço de alto nível

Ao utilizar recursos técnicos para fazer o atendimento ao cliente, você pode melhorar a eficiência do seu fluxo de comunicação.

Eles não precisam mais esperar demais pelo atendimento e recebem respostas mais rápidas.

As etapas que os robôs não podem executar são pelo menos simplificadas, permitindo que você conclua as etapas subsequentes direcionadas por humanos mais rapidamente.

Como resultado, essas empresas proporcionam uma melhor experiência ao consumidor e aumentam a satisfação do cliente. 

Este ciclo aumenta a capacidade de fidelização e o potencial para mais vendas.

Conclusão

Perceba como o atendimento digital automatizado possui várias possibilidades e qualidades essenciais para a atuação no ambiente digital.

A tecnologia muda constantemente e as inovações que listamos aqui vieram para ficar. As marcas que se adaptam com mais rapidez às tendências ganham vantagem!Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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