As 7 etapas do processo de decisão de compra do consumidor

Entender o que seu cliente busca, identificando sua necessidade e quais são seus poderes de compra, ou melhor dizendo, quais são os processos que ele usa até conseguir realizar uma compra, é preciso para sua empresa focar nas estratégias certas e evitar o desperdício de tempo com formas de captar novos clientes que não tragam resultados.

Nem sempre é tão fácil como parece captar um cliente para o seu negócio, algumas empresas investem no marketing para indústria, para realizar tal feito. É ter mais contato com outras organizações e firmar uma boa relação entre as duas partes, para desta forma, conseguir melhores resultados no mercado.

Como atrair um consumidor para seu negócio entendendo o seu processo de compra

Quando uma empresa pretende conseguir um número maior de pessoas para seu negócio, ele começa por investir em estratégias de marketing, voltadas para captação de novos clientes, assim como a realização de marketplace.

Mas para conseguir isso, é preciso identificar qual é seu público-alvo, quem são as pessoas que certamente irão se identificar com seus produtos ou adquirir seus serviços. Nem sempre isso é uma tarefa tão fácil, por isso existem profissionais capacitados para isso.

Os processos de compra, são as formas como o seu consumidor ou potencial cliente usa para chegar até o seu produto ou serviço, quais as etapas que ele passa para finalizar uma compra. Desde como procura, como analisa as opções de mercado e toma sua decisão final.

Identificar esse processo, sabendo como ele realiza cada um desses passos, pode ajudar muito seu negócio a conquistá-los e aumentar a sua cartela de clientes, assim impacta positivamente nos lucros da empresa.

As 7 etapas do processo de decisão de compra do consumidor

Como explicado acima, é importante investir em estratégias como gestão industrial para conseguir captar um novo cliente para o seu negócio. Assim como também é preciso saber quais são os processos de decisão que eles passam até tomar suas decisões de compra.

As 7 etapas, são:

Etapa 1: Reconhecer sua necessidade

Nesta etapa a pessoas não sabe do que precisa, então precisa de estímulos para identificar o que quer adquirir;

Etapa 2: Busca por informações

Geralmente indicados por pessoas conhecidas, mas também de forma autônoma;

Etapa 3: Análise

Análise das opções antes de seguir com a compra, ou seja, os fornecedores disponíveis;

Etapa 4: Compra 

Realização da compra após escolher a melhor empresa que atende suas necessidades;

Etapa 5: Consumo

Essa vai ser a parte em que ele avalia se realmente o que comprou atende suas necessidades;

Etapa 6: Avaliação após a compra

Quando o cliente avalia se realmente o produto é de qualidade e serviu para ela;

Etapa 7: Descarte

Nessa etapa vai dizer se o consumidor vai descartar ou usar o produto até o final.

Entender as etapas do processo de tomada de decisão de um consumidor é preciso para a sua empresa focar no que realmente trará resultados para ela, identificando quem são seus clientes e apostando em estratégias que realmente atraiam eles para sua marca.Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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