O público-alvo é uma estratégia para segmentar os consumidores das empresas, de modo a reunir as pessoas que possuem características semelhantes, e que possuem desejos e necessidades em comum.
É uma parcela da população que determinada empresa consegue atender e que foca o desenvolvimento de seus produtos e serviços nessas pessoas.
Toda a companhia precisa saber para quem ela vende suas soluções e com quem ela vai falar ao elaborar suas estratégias de marketing e vendas. São dados importantíssimos para o sucesso do modelo de negócio.
Se a organização não sabe quem é seu público-alvo, então não sabe para quem direcionar seus esforços, o que gera desperdício de tempo e recursos com os consumidores errados.
A ação acaba se tornando ineficaz e desperdiça a oportunidade de utilizar os recursos de maneira inteligente, impactando até mesmo os lucros e a reputação da marca.
Por outro lado, saber quem é o público é o caminho para fazer com que o negócio seja bem-sucedido no mercado em que atua.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é público-alvo, importância de tê-lo bem definido e qual é a relevância dessas características segmentadas para o sucesso dos conteúdos.
Entenda o conceito de público-alvo
O público-alvo pode ser definido como um grupo de pessoas que possuem características em comum, e que por isso compartilham os mesmos interesses por produtos e serviços que determinada marca oferece.
Trata-se de uma parcela da sociedade para onde os esforços são direcionados em relação às estratégias de marketing e vendas, com o foco em comercializar soluções e desenvolver um relacionamento.
Quando uma empresa especializada em alugar sala de reunião determina quem é seu público-alvo, reúne informações importantes sobre essas pessoas, como:
- Idade;
- Escolaridade;
- Localização;
- Renda;
- Necessidades;
- Objetivos;
- Hábitos de consumo.
O público é formado por pessoas que se identificam com a proposta da marca e possuem características que combinam com a solução que ela oferece.
É por isso que essa parcela tem mais chances de adquirir produtos e serviços, e as estratégias devem ser voltadas para ela.
Importância do público-alvo
Ter um público-alvo bem definido é importante por diversas razões. A companhia precisa ter clareza sobre as características dessas pessoas para que suas ações sejam mais assertivas, melhorando os seus esforços e suas soluções.
Podemos ilustrar essa importância com uma loja de roupas femininas, e pelo fato de seu público ser constituído por mulheres, as estratégias de marketing e vendas precisam ser compatíveis com as características do público feminino.
Entretanto, em algumas datas relacionadas a elas, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, essa mesma loja também pode se voltar para o público masculino.
O que estamos falando aqui é que qualquer empresa, como uma universidade de certificação EAD técnica, pode variar suas estratégias de comunicação por conta de alguma campanha, mas isso não muda seu público-alvo primário.
De modo geral, são eles que vão definir os canais mais adequados para as estratégias de marketing, as melhores abordagens de vendas, dentre outras práticas que levam ao fechamento da compra.
Outro exemplo é uma loja que possui um público bem jovem e que costuma passar muito tempo no Instagram. Para ela, não faz muito sentido investir pesado em anúncios no Facebook ou no Twitter.
Outro ponto importante é o fato de que as características do público-alvo também determinam a precificação dos produtos e serviços.
É o caso, por exemplo, de um supermercado dedicado às pessoas de baixa renda. Se ele subir muito os preços, vai afastar seus compradores e não vai atrair pessoas de rendas maiores.
Em linhas gerais, saber quem é o público é fundamental para que a organização não perca tempo e investimento tentando se comunicar com as pessoas erradas e que não se identificam com a proposta de valor da marca.
Sem falar no fato de que se uma instituição que oferece aula aromaterapia gestantes compreende as motivações, desejos e necessidades de seu público, consegue estabelecer um relacionamento muito mais duradouro e confiante com as pessoas.
Importância do público para o sucesso do conteúdo
Bom, já ficou claro que é fundamental conhecer o público para garantir o sucesso do negócio e de suas estratégias de marketing e vendas. Mas, o conteúdo também depende muito dessa segmentação.
Tanto é que conhecer as características dessas pessoas é o primeiro passo para elaborar uma boa estratégia. Mas nem todos os gestores e empreendedores compreendem o motivo disso.
Se você não sabe para quem produz determinado material, dificilmente vai atingir as pessoas que possam se interessar por ele.
Em primeiro lugar, uma empresa de higienização cortinas vai usar a linguagem certa para falar com as pessoas.
Por outro lado, se você não sabe quem são elas, pode investir em uma linguagem não compatível com suas características.
Quando isso acontece, elas acabam perdendo o interesse em consumir os conteúdos, algo muito ruim para a presença digital do negócio e consequentemente as conversões.
Vamos supor que um escritório de advocacia que atende empresas crie um blog para compartilhar conteúdos, mas durante sua elaboração, utilizam uma linguagem muito jovem, com gírias e expressões que não combinam com sua audiência.
No mínimo, o canal vai transmitir uma imagem negativa e pouco profissional para um setor que precisa de uma linguagem muito mais séria e formal.
Por outro lado, uma loja de roupas para pessoas entre 18 e 25 anos pode criar conteúdos com um tom de voz e uma linguagem mais leve e despojada. Ela sim terá sucesso com seus materiais e vai atrair os consumidores certos.
Muito mais do que organizar o cronograma das postagens em uma agenda corporativa personalizada, é fundamental saber como estabelecer essa comunicação.
Um ponto muito importante nesse sentido é evitar termos muito técnicos ou palavras cansativas, que não sejam do conhecimento geral do público.
Não é necessário usar frases muito complexas para garantir a qualidade do material, mesmo que sua audiência seja constituída por gestores de empresas.
Só que a importância de conhecer o público não diz respeito apenas à linguagem usada na construção de um texto ou de um vídeo.
Vários outros critérios precisam ser analisados nesse sentido e todos eles cumprem um papel na comunicação.
Se não houver conhecimento necessário sobre quem vai ter acesso ao que é produzido, vários problemas podem aparecer.
Nesse contexto, é necessário reunir as informações antes de começar a produzir o conteúdo.
Por exemplo, uma empresa de aluguel de impressora precisa saber onde vai compartilhar esses materiais ou então o formato deles.
A marca pode criar textos, imagens, áudios, vídeos, infográficos, entre outras opções que também trazem excelentes resultados, desde que sejam compatíveis com o público alvo.
Por outro lado, a escolha incorreta também pode afetar a satisfação das pessoas em relação aos materiais, pois eles podem ficar entediantes ou até mesmo difíceis de compreender.
A escolha do formato depende do modo como o público-alvo se identifica com a sua marca, visto que dessa forma ela saberá em que formato essas pessoas gostam de se informar e o que mais combina com o dia a dia delas.
Por exemplo, uma empresa de jardinagem e paisagismo que possui um público ativo no mercado e que tem pouco tempo para ler textos, e-books e outros materiais do tipo, pode optar pelos áudios.
As pessoas poderão consumir esses materiais enquanto dirigem ou realizam outras tarefas do dia a dia. Para completar o pacote de informações, criar imagens para ilustrar o conteúdo também é uma boa saída.
Mas, se estamos falando de uma editora, então, provavelmente, estamos falando de um público alvo que gosta de ler muito, portanto, os textos serão uma estratégia mais eficiente.
Nenhum negócio deve produzir conteúdos sem saber ao certo quem é seu público-alvo, uma vez que este erro grave pode comprometer os resultados da companhia e deve ser evitado.
Antes de elaborar qualquer material para compartilhar nos canais da sua marca, compreenda a sua audiência e verifique se a sua ideia é compatível com as características dela.
Isso vale para qualquer tipo de organização, desde um fabricante de armário aço escritório até uma pequena loja de bairro.
Considerações finais
As características do público-alvo são determinantes para o sucesso das estratégias de marketing digital, para o desempenho dos produtos e serviços e para as ações de vendas.
Criar campanhas e ações compatíveis com essas informações é a melhor maneira de fazer valer cada centavo do investimento e todo o tempo que o negócio se dedica para se comunicar com essas pessoas.
Tudo se torna muito mais assertivo, e consequentemente, melhora os resultados e o faturamento da organização.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.