8 estratégias para vender mais na sua loja online

Com o acesso à internet aumentando a cada dia, os empreendedores encontraram uma maneira de se manter atualizados e em evidência por meio de sua loja online e demais estratégias digitais.

Pensando nisso é que, neste artigo, apresentaremos os benefícios de ter a sua própria loja online, as principais estratégias de vendas, bem como aplicá-las em seu negócio para aumentar sua carteira de clientes e, consequentemente, seus lucros mensais.

Benefícios de ter uma loja online

Existem inúmeros benefícios em abrir uma loja virtual, afinal, integrar sua loja física com meios de vendas virtuais aumenta consideravelmente sua posição no mercado e sua visibilidade no mundo digital. Dentre esses benefícios, estão:

Baixo custo de manutenção

Não há mais a necessidade de alugar ou comprar um espaço físico. Afinal, a abertura de uma loja online exclui a necessidade de gastos com o aluguel de um ou mais pontos comerciais de um negócio.

Gastos com a contratação de funcionários não é mais necessário, além de que a aquisição de itens para deixar o espaço com aspecto convidativo também são exemplos que podem ser evitados com a abertura de uma loja virtual.

Esse corte de gastos pode ser aproveitado para investir mais na qualidade da marca e dos produtos, fazendo a loja online crescer. 

Maior poder de vendas

Muitas vezes, os clientes acabam desistindo de comprar um determinado produto pelo tempo que iria gastar indo até uma loja física e procurando pelo item.

As lojas online eliminam todos esses problemas, pois o cliente pode pesquisar seus itens no conforto de casa, escolhendo a opção desejada que ela já aparece.

Imagine em uma loja física, quantas calcinhas avulsas renda são vendidas em um mesmo dia, se for contar por cliente.

Agora pense em uma loja online que vende esse mesmo produto. Várias compras podem ser feitas simultaneamente por não precisarem ter alguém disponível para atendimento.

Loja aberta 24 horas por dia

Essa também é uma das maiores vantagens de possuir uma loja online, afinal, o cliente tem a liberdade de realizar uma compra a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial.

Opção que ele não teria em uma loja física, sendo necessário esperar até o outro dia para comprar o produto desejado.

Por isso mesmo, com uma loja física, investir em uma loja no ambiente online é um ótimo negócio, porque mesmo com a loja física fechada, a venda pode ser realizada via internet.

Mais clientes no mundo digital

Hoje em dia, todos estão o tempo todo conectados à internet, e na hora de procurar produtos muito específicos como mochila de cordinha personalizada, acabam optando por pesquisar antes de sair e procurar nas lojas físicas.

Além disso, uma loja online pode atrair clientes novos de outras regiões ou até mesmo de outros países que não tem a possibilidade de conhecer sua loja física.

Tudo o que você precisa para ter uma loja evidente, onde seus clientes possam te encontrar e se interessar em comprar, é ter uma presença online.

Facilidade no gerenciamento do estoque

Gerenciar o estoque, em boa parte dos casos, acaba sendo um gasto enorme e que demanda muito tempo e esforço para ser administrado.

Mesmo se o produto vendido for algo simples de gerenciar, como adesivo personalizado com logomarca, é necessário contar com pessoas competentes para organizar o estoque.

Normalmente, colaboradores específicos são contratados para desempenhar apenas a tarefa de manter o estoque organizado.

Por não ser uma tarefa fácil, precisa ser feita com muita atenção, para não  resultar em erros e causar uma grande dor de cabeça no futuro.

Já em uma loja online, é muito mais fácil gerenciar o estoque, posto que existem ferramentas digitais que automatizam o gerenciamento da sua loja. 

Diversas formas de comunicação com o cliente

Se tem algo que a internet nos proporciona é a comunicação rápida e fácil pelo mundo todo, e para as lojas virtuais isso é de extremo valor.

Existem inúmeras formas de contatar um cliente, como os aplicativos de mensagens, redes sociais, chamadas de vídeo e muito mais. Independente da forma que desejada de comunicação, ela é possível.

Se um cliente tem dúvidas de quais os melhores chaveiros para chave canivete, trocar mensagens em tempo real ajuda a converter simples mensagens em uma venda.

Flexibilidade para trabalhar

Como já dito, uma loja online fica aberta 24 horas por dia, então os tradicionais horários para abrir e fechar os comércios ficaram para trás.

O que quer dizer que seu horário de trabalho fica por sua conta, e você adquire a liberdade de atender seus clientes a qualquer momento do dia.

Além de poder escolher suas horas de lazer e poder programar sua semana como quiser, sem se preocupar com locomoção para chegar à empresa.

Vendendo pela internet

Nos dias de hoje, as vendas pela internet têm sido a solução para milhares de empresários obterem sua independência financeira e aumentarem seus negócios.

Para vender na internet, é preciso ter foco no seu objetivo, ou seja, se o produto principal é pão de queijo congelado para vender, as estratégias de vendas devem ser voltadas para este item em específico.

Além disso, algumas etapas como escolha do nome da marca e identificação do público-alvo, além dos meios de comunicação com os clientes são necessárias para dar os primeiros passos em sua loja online, além de ações como:

  • Defina qual o valor, visão e razão da sua empresa;
  • Crie um planejamento estratégico;
  • Estabeleça quais serão os seus produtos;
  • Defina os preços dos produtos;
  • Escolha as formas de pagamento;
  • Analise os concorrentes;
  • Escolha os fornecedores;
  • Defina os meios de divulgação do seu produto.

Seguindo esses passos, você estará em um bom caminho para ter uma loja online muito promissora.

Estratégias de vendas online

Um planejamento estratégico é fundamental para um empresário que está tentando aumentar a visibilidade e a distribuição da sua marca no ambiente digital.

A seguir, conheça uma série de estratégias de venda online que podem ser aplicadas na sua loja virtual.

1. Bom sistema de vendas

Fazer compras online ainda é uma ação que deixa muitas pessoas inseguras, portanto, é importante investir em meios para acabar com essas dificuldades.

Para mostrar segurança ao cliente, busque fazer uma tela de login mais prática, sem pedir tantas informações desnecessárias.

Um site simples e de fácil entendimento, e verifique os links de tempos em tempos para garantir que estão em bom funcionamento.

2. Bom relacionamento com os clientes

Assim como nas lojas físicas, a forma como o cliente se sente tratado quando entra em uma loja online afeta em sua decisão de compra.

Um ambiente sem pop-ups desnecessárias, e com dicas de consultoria sobre o seu produto, é um exemplo que irá chamar a atenção do comprador.

Atualizações frequentes com ofertas e conteúdos relevantes também colaboram muito para que o cliente queira voltar mais vezes à sua loja.

3. Prometer apenas o que pode cumprir

Essa é uma regra simples e direta: seja claro e objetivo em todo o processo de vendas. Isso evita que o cliente se decepcione com o produto ou a empresa.

Assim, se um cliente busca Forro de Pvc Colocado, deixe claro os tamanhos disponíveis, a qualidade do material, tempo de entrega, enfim, todas as informações relevantes sobre o produto.

4. Se conectar com o cliente

Mesmo de longe, é possível criar uma relação amigável com os clientes, e os meios de comunicação digitais ajudam extremamente nisso.

Essa conexão se pode se estender através de posts nas páginas das redes sociais da loja online, interação nos stories, transmissões ao vivo, e assim por diante.

5. Investir em marketing digital

Toda uma boa estratégia de vendas online está ligada a um bom planejamento de marketing digital. Essa estratégia faz com que o seu produto chegue até as pessoas e ajuda a deixá-lo mais atraente para os clientes.

Trabalhe muito nas redes sociais, é lá que as pessoas estão, e se for possível, invista em estratégias de marketing de conteúdo.

6. Investir em vídeos

É essencial investir nesse tipo de conteúdo para sua loja online, pois os vídeos são muito populares na internet.

Eles dão a possibilidade de apresentar melhor o seu produto e de fazer demonstrações de como utilizá-lo.

Vídeos respondendo dúvidas de clientes também são de extrema utilidade, pois essa atenção em ajudar o cliente ajuda a mantê-lo fiel a sua marca.

7. Fazer uso do SEO

SEO é um conjunto de ações para melhorar o posicionamento de um site, levando-o ao topo nos sites de buscas, sem ter que pagar nada por essa ação.

A forma principal de fazer isso é através de palavras-chave, que vão ajudar os sites de buscas a chegarem na sua loja online mais rápido.

Logo, se uma loja é especializada em venda de bebedouros de todos os tipos, palavras-chave como bebedouro infantil se encaixam bem para os mecanismos de busca. 

8. Manter uma boa relação no pós-venda

Isso pode parecer desnecessário, mas tem grande importância para garantir a fidelidade do cliente, além da possibilidade dele recomendar sua marca para outras pessoas.

É simples  estabelecer uma relação pós-venda, como pelo envio de e-mails pedindo feedbacks dos produtos e serviços, envio de conteúdos que ajudem o cliente a melhorar o uso do que ele adquiriu, entre outros. 

Considerações finais

Com o planejamento estratégico certo, sua loja online pode ganhar um lugar de respeito no mercado digital.

Afinal, as estratégias abordadas ao longo deste artigo são capazes de deixar seu estabelecimento em evidência, seja o seu objetivo vender sanca isopor ou exaustores de cozinha industrial.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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