7 dicas para campanhas publicitárias mais estruturadas e eficazes

Produzir uma campanha publicitária nunca é uma tarefa fácil, porém é essencial dentro de qualquer empresa, para quem não sabe, ela se trata de um conjunto de ações usadas para informar o público sobre uma ideia, marca ou produto, em grande parte do tempo, o principal objetivo é justamente aumentar as vendas ou promover a empresa.

A campanha publicitária é feita em diversos veículos de comunicação como TV, rádio, jornal e na atualidade, principalmente no âmbito online, como nas redes sociais, sites ou e-mail. A realização de uma boa campanha costuma depender de muitos fatores, como o design, a veiculação, o orçamento, as informações, o roteiro e por aí vai. 

Mas mais do que uma simples publicidade, o desafio de cativar o público e ser eficiente na sua abordagem não é uma tarefa fácil, é preciso encontrar um equilíbrio, não pode ser nada muito discreto e sem sal, e nem nada muito alarmante como alguns alarmes de incêndio, é necessário encontrar o meio termo e apostar em algo, digamos, equilibrado. 

Para isso é necessário ter um ótimo planejamento, certo? Então no texto de hoje separamos 7 dicas para você montar na sua empresa campanhas publicitárias mais estruturadas e eficazes e que realmente vão trazer resultado, bora conferir? Então vamos lá!

  • Faça uma análise completa da sua marca

O primeiro passo para montar uma campanha publicitária mais completa é justamente fazer uma análise interna sobre a sua marca , é necessário entender qual o seu posicionamento dentro do mercado, como sua empresa é vista pelas outras pessoas, qual o tipo de linguagem utilizada e suas principais características.

Uma campanha publicitária sempre irá transmitir a personalidade da marca e deve ser algo característico do seu negócio, então é necessário definir bem a sua identidade para que você consiga replicar esses fatores dentro da sua empreitada. 

  • Defina seus objetivos e o que quer com aquela campanha

Com a marca bem alinhada, você deve listar os objetivos na realização daquela campanha, como citamos lá no começo do texto, realizar uma publicidade pode ter diversos motivos diferentes, como o aumento nas vendas ou o reconhecimento da marca. 

Sendo assim, saiba qual é a finalidade dessa sua nova campanha e quais são as metas que você deseja alcançar, talvez sua corporação esteja lançando uma nova luva de vaqueta, e o objetivo é realizar a divulgação do produto para o maior número de pessoas possíveis. 

Então estabeleça essa meta, verifique quais os KPIs utilizados, e liste ao certo aquilo que você deseja, ter essa definição é crucial para entender até onde quer chegar e a sua eficiência em relação a criação da campanha. 

  • Saiba quem é o público-alvo daquela campanha

Uma boa campanha não será eficiente se ela não for direcionada para o público certo, por melhor que ela seja, muitas vezes as pessoas que você aborda são mais relevantes do que a qualidade e a estrutura da campanha em si. 

Dessa forma, procure alinhar muito bem, quem é público-alvo da sua marca, vale ressaltar que, nem sempre o seu perfil de cliente ideal será o mesmo para cada campanha, talvez um produto lançado se encaixe melhor com outras pessoas, então é necessário se atentar também nesses detalhes. 

Procure entender exatamente com quem você está conversando, quais seus objetivos e o que deseja passar para aquelas pessoas, use a tecnologia para coletar informações e saber para quem você está fazendo a campanha. 

  • Defina o seu plano de ação

Para finalizar o seu planejamento “pré campanha”, você precisa definir qual será o seu plano de ação, com a marca definida, o objetivo em mente e o público-alvo selecionado, agora só resta definir alguns detalhes como o orçamento, os canais de veiculação, o formato e a duração da campanha, a equipe responsável, entre outros fatores. 

Então procure entender e listar todos esses fatores, entenda seu teto de gastos, veja onde seu público-alvo está presente, saiba o tempo e comece já a planejar a parte criativa da campanha. 

Antes de sair colando rótulos adesivos e iniciando as gravações, é necessário compreender esses detalhes que ajudam a fechar o planejamento e deixar a sua campanha muito mais estruturada e com uma chance menor de falha. 

  • Pense no criativo da sua campanha

Agora que você finalizou o seu planejamento de pré-campanha, é hora de começar a pensar na execução em si, e a primeira coisa que deve colocar na cabeça é como ela funcionará? Quais serão as estratégias utilizadas? O formato dela? Qual a mensagem que quer passar e o roteiro que será criado? E as imagens?

Tudo isso deve ser colocado na balança e analisado com muito carinho já que, é exatamente neste ponto que você começa a dar forma para a campanha, procure estruturar um bom roteiro, passe uma mensagem que grude na mente das pessoas e que faça sentido para a sua marca. 

Saiba ter uma abordagem diferenciada, cativante e que realmente alcance o sucesso, essa é uma parte complicada que pode demandar um bom tempo, então não tenha pressa e use ao máximo a sua criatividade. 

  • Inspire-se e colete referências de sucesso

É natural ficar travado em alguns pontos durante a montagem da sua campanha, então uma dica nossa é justamente procurar referências em outras campanhas, sejam elas antigas feitas pela sua própria empresa ou de outras marcas.

Dê uma olhada naquela concorrente direta e como ela transmitir determinada mensagem, ou mesmo que você trabalhe com games e não tenha nada a ver com a empresa de injetora de plástico, veja aquela publicidade e analise as estratégias usadas, analisar cases de sucesso pode destravar a mente e auxiliar no desenvolvimento da sua própria campanha. 

  • Faça um pré-teste antes do lançamento

Nesse ponto a sua campanha publicitária já deve estar pronta para sair do forno, certo? Mas antes, que tal ver como está a reação do público com ela? Isso te ajuda a corrigir alguns erros e faz com que você não desperdice tempo nem dinheiro. 

Procure fazer um pré-teste antes do lançamento oficial, colete alguns feedbacks, veja o que é preciso mudar e aproveite a opinião popular, isso ajuda bastante para ser ainda mais assertivo nas suas escolhas.

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para fazer uma campanha publicitária mais estruturada? Então deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais

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