6 dicas para recuperar um lead 

6 dicas para recuperar um lead 

Um lead no mundo do marketing e vendas é uma oportunidade de negócios que envolve o fornecimento de informações de contato, como o nome e endereço de e-mail, em troca de uma oferta da empresa.

Quando uma empresa com um objetivo comercial específico perde uma parcela significativa de sua interação, significa que o lead não tem mais contato com seus posts, com isso, pode-se dizer que a empresa está tendo leads que não tem relacionamento com a marca.

Leads que não respondem aos e-mails, não querem os materiais e perdem o interesse na empresa com o tempo são um temor para todo analista de Inbound Marketing.

O marketing digital é diferente de uma comunicação visual interna, e deve ser ajustado diariamente e constantemente para atingir resultados benéficos para as organizações.

Os sinais de uma base de leads desengajada são evidentes nas duas principais métricas de email marketing, a taxa de abertura e a taxa de cliques. Uma empresa deve monitorar todas essas métricas para evitar problemas.

Se uma empresa de exame demissional particular tem presença forte nas redes sociais, ela vai se preocupar mais com esses leads que não engajam com a mídia, mensagens que são enviadas sem interação podem falhar.

Os leads podem não entender algo e, como resultado, a empresa pode perder um pouco de credibilidade. Se o empreendimento produz conteúdo para um curso pizza artesanal, ele deve sempre priorizar conteúdos direcionados a isso e sempre agregar valor.

Com isso, os leads começarão a ter um contato mais direto com a sua marca. Começar a executar campanhas de remarketing é uma tática de marketing benéfica, seu conteúdo é imediatamente seguido por leads o tempo todo.

Dessa forma, uma autoescola que oferece CNH especial para carros automáticos deve utilizar essa estratégia para captar a atenção de pessoas que já interagiram ou entraram em contato com a marca e não se tornaram clientes ainda.

No entanto, essa separação não é imediata. Existem categorias de leads que são considerados desengajados, sem determinação, e engajados na base e fundamento da campanha.

Quando um lead perde o interesse ou esfria, significa que ele parou de interagir com a empresa, seja por meio de redes sociais, e-mail ou outros canais que a empresa utiliza para se comunicar com os clientes.

É semelhante a uma assistencia tecnica Electrolux refrigerador, essa empresa precisa se planejar para ter clientes que precisem desse tipo de tratamento.

No entanto, às vezes não é necessário porque esses indivíduos já precisam dos serviços da empresa mas ainda não têm total consciência disso.

O que de fato são os leads?

Um Lead é alguém que fornece seus dados de contato em troca de uma oferta valiosa em um site, seja essa oferta de conteúdo, ferramenta, avaliação, entre outros. As informações mais comuns coletadas pelas empresas são:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Localização.

Assim, Lead é alguém que já se interessou por um oferta de maquina de gelo filtrado, por exemplo, ou qualquer outro produto, serviço ou tema e gostaria de saber mais sobre o negócio, tanto em conhecimento quanto em oferta do que está sendo vendido.

Da mesma forma, ele pode ser abordado por um membro da equipe comercial de um negócio desde que o momento seja adequado.

6 métodos para recuperar leads para os negócios

Ao compreender mais sobre o que são leads, o próximo passo fundamental é conhecer algumas estratégias para atraí-los, entre elas é possível:

Investir em criação e distribuição de conteúdo

Por muitos anos, o marketing de conteúdo tem sido uma das formas mais eficazes de gerar leads qualificados para uma organização por meio de materiais como textos, vídeos, áudios e imagens.

Esses componentes facilitam o desenvolvimento de clientes em potencial e os movem através do processo de vendas. Hoje, muitas empresas utilizam o marketing de conteúdo para abordar várias questões de negócios, incluindo a geração de leads mais eficazes.

Porém, é importante lembrar que o conteúdo deve ser bem planejado e estratégico para ter um conteúdo relevante e de qualidade.

O marketing de conteúdo tem levado a um aumento da concorrência neste campo, portanto, fornecer conteúdo de qualidade é crucial para qualquer estratégia.

Investir em otimização para mecanismos de busca

A criação de conteúdo relevante é mais simples de ser realizada para uma empresa que comercializa mezanino para loja, por exemplo.

No entanto, os produtos criados não serão distribuídos de forma automática, devem ser divulgados por diferentes vias para atingir o público a que se destinam.

Isso é feito por meio do emprego de técnicas de SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization, em português se traduz para otimização dos mecanismos de busca.

É exatamente isso que o SEO pretende fazer, ele é um meio para ranquear as páginas de um site e colocá-las no topo dos buscadores como o Google, isso facilita a geração de leads.

No entanto, é importante lembrar que não há garantia de sucesso dessa estratégia, sendo fundamental realizar testes para determinar quais canais são mais eficazes para o objetivo do negócio.

Como os produtos e serviços de uma empresa devem se adequar aos canais, isso significa que as soluções devem estar relacionadas ao canal e aos usuários que estão presentes nele.

Desenvolver uma boa estratégia de captação ativa

Entendendo o público-alvo da estratégia e tendo um conteúdo bem elaborado e estratégico, o próximo passo é garantir o alcance desse conteúdo à base de potenciais consumidores interessados no trabalho da empresa.

A partir daí, é que se passa a falar efetivamente sobre a geração de leads, um dos métodos é a criação e distribuição de landing pages, esse é o processo de receber um visitante e fornecer informações que o levarão a se tornar um lead.

Nesse ponto, não há receitas pré-fabricadas ou fórmulas secretas, mas é possível realizar vários testes até chegar a um resultado mais adequado e atingir a máxima performance na captação e conversão de leads.

Criar um fluxo de nutrição de leads

A criação de conteúdo e o processo de geração de leads são importantes, porém, o gerente de marketing de uma empresa que realiza projetos de galpão concreto pré moldado deve entender que ainda há muito o que fazer após a geração de leads.

É importante reconhecer que a geração é apenas mais uma parte do processo de vendas, o que significa que após a geração de leads, a estratégia não pode ser deixada de lado, é fundamental que esse lead seja alimentado com novas informações e conteúdos.

Essa continuidade é o que faz com que, anteriormente, o interessado em uma única proposta de valor passe a se interessar por produtos adicionais, não só aumentando sua chance de conversão, mas também aumentando o preço médio de compra.

Estabelecer relacionamento duradouro com o lead

As empresas devem criar rotinas de nutrição de leads e relacionamento entre clientes e empresas, rotinas que aumentarão as conversões mesmo que a persuasão direta não seja eficiente.

Por isso é fundamental estabelecer um relacionamento duradouro com os leads, dessa forma, quando um potencial cliente deixar de interagir com a marca, não se esquecerá dela e possivelmente poderá voltar para efetuar a compra.

Usar todos os canais de comunicação

A falta de feedback ou inatividade é o momento perfeito para um vendedor usar todos os canais de comunicação possíveis para tentar cercá-lo.

Mas é preciso que a empresa se atente, pois não se trata de usar o mesmo texto para ligar, enviar e-mail, WhatsApp e mensagem nas redes sociais ao mesmo tempo.

Para não parecer spam e não ser inconveniente, o negócio deve ter uma estratégia e ter um plano para esta frequência, definindo intervalos adequados entre contatos e criando comunicações diferenciadas.

Considerações finais

Desde o primeiro contato de uma marca com um cliente até a compra ou não de algum produto ou serviço, hoje, principalmente com o crescimento do marketing digital, o processo está bem mais complicado.

Isso ocorre porque enquanto o consumidor está navegando pela web ele é apenas um usuário, só passando a ser considerado um lead quando entra em contato com a  empresa através de seus canais de venda, seja através de sites, redes sociais ou landing pages.

Ao deixar as informações de contato, ele se torna um cliente em potencial e é aí que as empresas precisam estabelecer estratégias efetivas para convertê-lo em cliente.

Mas quando isso não ocorre em um primeiro momento, não quer dizer que esse potencial cliente está perdido para sempre. Como foi citado ao longo do texto, existem diversas formas de recuperar um lead perdido, basta aplicar as estratégias corretas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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