5 tendências no varejo

O varejo vem mudando a cada ano que passa e novas tendências vão surgindo trazendo mais praticidade e facilidade para dentro desse mercado, as compras online, por exemplo, estão em plena crescente, no Natal de 2021, tivemos um aumento de 38% em relação ao mesmo período de 2020. o que mostra a preferência dos consumidores pela famosa compra de 1 clique. 

Comprar discos de corte, por exemplo, nunca foi tão fácil quanto agora graças a internet e novas tecnologias que vão surgindo e isso deve aumentar ainda mais durante todo o ano de 2022. Além disso, o mercado do varejo vem retomando seu rumo com a pandemia chegando ao final e as flexibilizações impostas pelos estados brasileiros. 

Todos esses fatores trazem tendências totalmente novas, então decidimos separar as 5 principais delas no varejo para que você fique de olho no que está por vir em 2022, bora conhecer? Então vamos lá!

  1. Tecnologia cada vez mais presente na jornada de compra

É impossível abrir uma lista sobre as tendências no varejo e não começar falando das tecnologias, como citamos acima, as compras online estão cada vez mais presentes dentro do nosso cotidiano, mas não são só elas que impactam a experiência no varejo de maneira geral. 

Chatbots para atendimento, inteligência artificial para automatização de processos, metaverso e realidade aumentada para trazer uma nova experiência de compra, tudo isso já faz parte do cotidiano do consumidor e das lojas, que precisam se adaptar cada vez mais com os novos recursos tecnológicos, que mudam completamente o hábito de compras dos consumidores. 

  1. Omnichannel e comunicação mais próxima com o cliente

Falando em hábitos e costumes, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes quando o assunto é comunicação, as pessoas estão praticamente exigindo que as empresas possam falar de maneira mais direta e estarem presentes em diversos canais para vender seu serviço de manutenção predial, por exemplo. 

Essa é uma tendência muito forte no varejo, o consumidor não quer ter apenas uma opção, mas sim várias,ele quer começar sua jornada de compras em uma rede social através do seu computador e terminar ela em um site pelo seu smatphone, ou indo até a sua loja física e até mesmo ligando para confirmar a compra, o omnichannel é justamente isso, presença garantida em diferentes canais, trazendo mais conforto, praticidade e opção de compra para se adaptar a todas as exigências de um consumidor moderno. 

  1. Mapeamento de comportamento e personalização muito mais assertiva

Para a pessoa bater o martelo e sacramentar uma compra, ela quer ser convencida e ter algo considerado como diferenciado no ponto de vista dela, o cliente não busca mais apenas ter um produto sendo só mais um, ele quer ser e se sentir diferente durante toda a jornada de compra, então a personalização vem se tornando cada vez mais forte no varejo. 

As lojas estão mapeando e conhecendo o comportamento e os hábitos de cada consumidor de forma quase que individual, através da coleta de dados e informações online, o que faz com que as estratégias sejam mais assertivas e possam chegar na pessoa certa de forma totalmente personalizada e direta. 

  1. Novo ecossistema e opções de pagamento

Foi-se o tempo onde o varejo só aceitava pagamento em dinheiro ou cheque, nos dias de hoje a tendência é a variedade e ela deve aumentar cada vez mais, se você não tiver um bom leque de opções de pagamento, dificilmente as pessoas irão efetuar a compra na sua loja, gerando uma série de abandonos de carrinho tanto no físico quanto no online. 

Boleto, cartão de crédito, transferência bancária, pix, cartão de débito, transação online, Picpay, mercado pago, enfim, é preciso ter um ecossistema remodelado e com inúmeras opções para seus clientes, quanto mais você tiver, maior sua chance de aumentar suas vendas. 

  1. Sustentabilidade ainda mais em alta

O tema sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje, e promete aumentar ainda mais nos próximos anos, pesquisas indicam que, 52% dos millennials e 48% da geração Z, prefere por lojas que possuem práticas sustentáveis, ou seja, na hora de decidir onde comprar equipamentos de combate a incêndio, esse pode ser um fator decisivo. 

Produtos desenvolvidos de forma sustentável ganham a preferência de grande parte do público, fazendo com que as pessoas optem por esse recurso. 

Agora conte para a gente nos comentários abaixo, qual dessas tendências você acredita ser mais impactante para o setor do varejo? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido, e até a próxima. 
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

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