5 sites para fazer cursos gratuitos

O estudo a distância, também conhecido como EAD, se tornou uma grande febre durante toda a pandemia, afinal, muitas pessoas tiveram que ficar reclusas em suas casas, e a forma como os estudos eram realizados, acabou sofrendo mudanças drásticas em relação ao aprendizado presencial.

Porém, não foram só os estudantes de escola ou de faculdade que tiveram suas vidas impactadas com o EAD, diversas outras empresas e até mesmo pessoas com um conhecimento específico em determinada área, como prospecção industrial ou culinária, por exemplo, começaram a montar cursos online e divulgá-los na internet. 

Isso fez com que, grande parte das pessoas tivessem acesso a milhares de conteúdos espalhados pelo mundo digital. Mas se engana quem pensa que esses são cursos voltados apenas para pessoas específicas, muitos deles são totalmente gratuitos. 

Ou seja, você pode aprender coisas novas e conseguir estudar algo que sempre desejou através de um curso completamente grátis e com certificado. Mas para que você saiba exatamente onde encontrar essas oportunidades, resolvemos listar os 5 melhores sites para você fazer cursos totalmente gratuitos, então acompanhe nossa lista para não perder nenhum detalhe. 

  1. Sebrae

Abrimos nossa lista com uma das empresas mais famosas dentro do mercado quando falamos de empreendedorismo e negócios, no site do Sebrae você encontra centenas de opções de cursos totalmente gratuitos voltados para microempreendedores e marketing principalmente. 

Áreas como finanças, artesanato, marketing digital, negócios, empreendedorismo entre outras, são bem comuns de encontrar no Sebrae, que possui uma média de cursos que duram 30 dias com aproximadamente, 30 horas cada. 

  1. Coursera

Um dos sites com opções mais modernas do mercado e com uma presença digital cada vez mais marcante, a Coursera é uma empresa americana que vem ganhando cada vez mais adeptos dentro do Brasil muito por conta de suas parcerias, com o Google, a USP e a Universidade de Stanford. 

Ela possui mais de 2690 especialidades, voltadas principalmente para a área de tecnologia e comunicação de uma forma geral, os cursos são totalmente gratuitos e você só precisa pagar pelo certificado, mas não é obrigatório, vale a pena dar uma conferida. 

  1. SESI

Outra empresa muito popular no Brasil, o SESI é uma das instituições mais conceituadas do Brasil quando falamos de ensino profissionalizante, sua sigla significa Serviço Social da Indústria, e seu próprio nome já indica quais são suas especificações e prioridades. 

Suas principais disciplinas contemplam administração, matemática, educação financeira, comunicação corporativa e redação. As aulas ficam disponíveis por um período específico, geralmente de 30 dias, onde no final, você recebe um certificado gratuito, bem interessante, não?

  1. Udemy

A Udemy é outra empresa norte americana que vem ganhando cada vez mais força em nosso território nacional, ela é uma plataforma que disponibiliza milhares de cursos para você acessar a qualquer momento, com cerca de 80 mil opções, distribuídas entre fotografia, desenvolvimento, design, negócio, marketing, música, saúde, entre outras. 

Ela também possui alguns cursos pagos a partir de R$22 reais, contendo várias opções acessíveis gratuitas e algumas outras que cabem dentro do seu bolso. 

  1. LearnCafe

Fechando nossa lista, o Learncafe é um dos sites que mais cresce no Brasil, possuindo assim como o Udemy, diversos cursos pagos mas também, centenas de opções gratuitas, possuindo áreas como jornalismo, história, maquiagem, como vender pelo marketplace, marketing, inglês, programação e diversas outras opções. 

Assim que você seleciona seu curso, você possui um período para concluí-lo, em média 30 dias, todas as aulas são em vídeo e ficam disponíveis em um canal privado no Youtube, e no final você ainda recebe um certificado sem qualquer custo adicional. 

Agora conte para gente nos comentários, qual desses sites mais chamou sua atenção e qual curso gratuito você pretende fazer, não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido nosso texto, até a próxima. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 3 =