5 razões que provam por que todo mundo deveria fazer terapia

O que é a terapia?

A terapia é um processo que visa curar um indivíduo de algum problema, transtorno ou doença. A palavra terapia abrange diversas formas de práticas terapêuticas, seja para a cura de ansiedade, depressão, baixa autoestima, entre outras.

5 razões para fazer psicoterapia

É indicado que pessoas com transtornos ou doenças mentais busquem um profissional para fazer algum tipo de terapia. Porém, não é necessário ter problemas como estes para se beneficiar das inúmeras vantagens que a psicoterapia consegue proporcionar.

Desse modo, qualquer pessoa pode procurar um psicoterapeuta e melhorar a autoconfiança, se desenvolver mais e se autoconhecer.

Conheça 5 razões para fazer terapia:

1. Livrar-se de dependências

Dependências em substâncias químicas ou até mesmo dependência sexual, ou emocional, são algumas situações complexas e precisam do auxílio de um profissional. Fazer terapia é imprescindível para se livrar de vícios e dependências que atrapalham a vida social, profissional e afetiva dos indivíduos. 

2. Aumentar a autoconfiança

Com a massiva utilização das redes sociais, alguns problemas têm ficado cada vez mais comuns. Um deles é a ausência de autoestima que muito se dá pelo excesso de comparação e busca de perfeição.

Assim, ao fazer terapia com um profissional, ele guiará você a se conhecer melhor e compreender os limites do que é real e irreal. Além disso, você entenderá de uma forma mais assertiva que todas as suas particularidades são o que torna você uma pessoa única e especial. 

3. Conviver com o medo

Pessoas com fobias ou excessos de medo devem fazer psicoterapia para aprender a conviver com seus medos. É possível, inclusive, extinguir medos e fobias a um médio e longo prazo com a terapia.

4. Lidar com sentimentos

Sentimentos de rejeição, baixa autoestima, medo, rancor, angústia, pânico, ódio, frustração, excessos de raiva ou ódio, desespero e tristeza frequente são alguns dos exemplos que a terapia pode minimizar ou, pelo menos, fazer com que o paciente lide melhor com eles.  

Muitas vezes, é apenas a partir da prática da psicoterapia que pode-se extinguir comportamentos extremos, como os surtos de raiva ou períodos muito longos de tristeza profunda. 

5. Criar relações saudáveis

É frequente os relatos de relacionamentos tóxicos, seja em relações conjugais ou até mesmo de amizade, ou entre familiares. No entanto, ao fazer terapia, o paciente consegue se entender e absorver de maneira mais assertiva os ideais de relações saudáveis.

Desse modo, o paciente consegue identificar padrões abusivos e tóxicos, além de não aceitar relações ruins ou se tornar ou tomar atitudes abusivas com seu/sua parceiro (a). 

Quando procurar por ajuda?

Depressão

Sintomas  contínuos de pelo menos duas semanas de medo, ansiedade, tristeza profunda e falta de vontade de fazer coisas simples do dia a dia, como escovar dentes, tomar banho ou se alimentar, podem ser sinais de depressão. 

Contudo, para que o diagnóstico ocorra, é imprescindível que um profissional da área da saúde mental seja contatado. 

Ansiedade

Os sintomas de ansiedade são variados e vão desde inquietações, insônia ou dificuldade para dormir, falta de ar, cansaço frequente, falta de concentração e outros. No entanto, apenas um psiquiatra pode diagnosticar esse problema.

Desse modo, deve-se buscar ajuda médica assim que perceber que esses sintomas têm se intensificado ou estão há mais de duas semanas. 

Transtornos de humor

Os transtornos de humor devem ser tratados por psicólogos ou psiquiatras através de terapias. 

Assim, a procura por esses profissionais deve acontecer logo que as mudanças ou alterações do humor do indivíduo começam a afetar a vida dele, seja profissional, social ou afetiva.

Distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares são ocasionados por problemas psicológicos onde a pessoa deixa de ingerir alimentos ou, em sentido contrário, ingere demasiado. 

Essa situação atrapalha diretamente a saúde do paciente e por isso, logo que constatar esse tipo de atitude do indivíduo, é importante a busca por um profissional para diagnosticar a doença ou receitar terapias, ou medicação. 

FAQ:

Como a psicoterapia pode ajudar o sujeito a impulsionar seus próprios motivos?

A psicoterapia impulsiona as pessoas a serem melhores, se conhecendo e entendendo os outros. 

Além disso, é possível, através dos processos e práticas terapêuticas, minimizar ou até mesmo extinguir vícios, fobias, transtornos, e melhorar a saúde mental dos indivíduos, proporcionando uma vivência mais plena e motivada. 

O que eu ganho fazendo terapia?

Fazendo terapia uma pessoa consegue lidar melhor com suas emoções, sabendo administrar problemas e situações complexas de maneira mais assertiva e menos dolorosa. 

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um + quatro =