5 previsões para imigração nos EUA em 2023

Especialista acredita que comunidade brasileira pode chegar a 2 milhões de imigrantes 

Não é de hoje que o destino favorito do brasileiro que sonha em morar no exterior são os Estados Unidos. Segundo o Itamaraty, aproximadamente 1 milhão e 800 mil imigrantes (entre legais e indocumentados) oriundos do Brasil vivem na América. E existem diversos fatores que apontam para que em 2023 este número chegue a 2 milhões de pessoas.

Confira cinco previsões sobre imigração nos EUA para o próximo ano na opinião de Marcelo Gondim, advogado e especialista em Direito Imigratório: 

Os EUA precisam de profissionais estrangeiros

“Para seguir como principal potência econômica do planeta, os EUA precisam do conhecimento técnico de profissionais estrangeiros qualificados. Para atrair este ‘capital intelectual’, o Governo Americano aumentou consideravelmente a cota de green cards (300 mil) nas categorias EB (Employment-Based). Muitos brasileiros bem colocados em suas profissões vêm se beneficiando destas categorias, que permitem a residência permanente nos EUA”.  

Resultado das eleições no Brasil

“É nítido que o interesse de muitos brasileiros em migrar para os EUA ficou ainda maior após a última eleição presidencial – a busca por processos imigratórios (green cards) chegou a aumentar mais de 300% em diversos escritórios americanos de imigração desde o resultado das urnas. Existe uma forte tendência de que haja, em 2023, especialmente no caso de empresários, um novo êxodo de brasileiros que estavam apenas aguardando o resultado para migrarem seus negócios e investimentos para os EUA”. 

Mercado de trabalho superaquecido

 Os EUA vivem um momento curioso em que existem mais empregos disponíveis que gente qualificada (ou até mesmo interessada) para exercê-los. De acordo com o Departamento de Trabalho Americano, existem 12 milhões de vagas disponíveis, especialmente nas áreas de Saúde, Engenharia, Aviação e Tecnologia. O profissional brasileiro bem qualificado possui excelentes chances de conseguir trabalhar temporariamente (com visto de trabalho) ou até mesmo residência no País se tiver uma oferta de emprego fixa”. 

Legalização de imigrantes indocumentados

Apesar de ter ficado com minoria no Congresso, o Partido Democrata obteve a maior quantidade de representantes no Senado após as recentes eleições de ‘midterms’, que determinam como será a segunda metade do Governo Americano. Esta é uma boa notícia para muitos brasileiros que já estão nos EUA em situação irregular, isso porque o atual presidente, Joe Biden, ainda tenta aprovar uma Reforma Imigratória que pode conceder um ‘perdão’ para até 8 milhões de imigrantes que estão atualmente indocumentados. A vitória no Senado deixa Biden mais forte para buscar a aprovação desta Reforma em 2023”. 

Sistema de Imigração mais ágil e eficiente

“A pandemia fez com que agências americanas e representações consulares dos EUA em todo o mundo fechassem por quase dois anos. Como resultado, a ‘fila’ para conseguir uma entrevista de visto ou para processar algum benefício imigratório cresceu assustadoramente, chegando ao ponto atual em que a data para um simples agendamento no Consulado pode levar mais de um ano. No entanto, nos últimos meses, o Departamento de Estado Americano vem agilizando e desburocratizando processos, contratando mais funcionários e apostando em novas tecnologias para diminuir o atraso e fazer com que, em 2023, tudo aconteça de maneira mais rápida e eficiente para quem pretende imigrar de forma legal para os EUA. O Departamento de Imigração (USCIS) já divulgou metas para que processos de green cards levem, no máximo, seis meses no próximo ano”. 

Sobre Marcelo Gondim  

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green cards e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.

Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp., escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles. 

www.gondimlaw.com

www.instagram.com/gondimlaw/

Portal de notícias atualizado diariamente para você. Nossa curadoria de conteúdo é pensada exclusivamente para informar e entreter nossos leitores diários. Tenha a certeza de que em nosso portal de conteúdo, você terá sempre a melhor fonte de informação a sua disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + três =