Você sabia que cerca de 85% dos consumidores tomam sua decisão de compra por conta das cores de uma empresa? Parece inacreditável, mas acredite, isso realmente acontece e faz total sentido. Pare para pensar o quanto as cores podem influenciar , afinal, o objetivo delas muitas vezes é trazer sensações e sentimentos específicos aos consumidores.
Muitas marcas são identificadas só de pensar nas cores, como o roxo da nubank, o laranja e azul royal do itau ou o tradicional vermelho e amarelo do Mcdonald’s, as cores estão em todo lugar e são cruciais para a identidade visual do seu negócio que trabalha com quadro de distribuição, é através delas que você ganha poder, autoridade e reconhecimento de maneira muito mais simples.
Mas como conseguir criar uma paleta de cores que seja realmente marcante e compatível com a sua marca? Bom se você ainda não sabe fique tranquilo, no texto de hoje vamos te mostrar 5 dicas para criar uma paleta de cores para sua marca, preparado? Então vamos lá!
- Saiba qual mensagem você quer despertar e pesquise mais sobre as cores
Antes de sair colocando qualquer cor dentro da sua identidade visual, é crucial que você entenda mais sobre elas, afinal, cada cor passa uma mensagem completamente diferente, e se você quer ter sucesso na sua paleta, é preciso pesquisar e conhecer melhor sobre elas.
O vermelho por exemplo, muito usado em fast foods e restaurantes desperta fome e curiosidade, enquanto o azul traz paz e calmaria, usado em hospitais e dentro do mundo infantil. Pesquise mais sobre as cores e seus significados e saiba qual mensagem quer passar e qual sentimento quer despertar através da sua empresa.
- Pense no seu público geral, na sua empresa e no mercado que está inserido
Assim como a mensagem, é crucial pensar no seu público de forma geral, na sua empresa e no mercado que está inserido, é preciso analisar a concorrência para ver o que está dando certo, e ter uma noção do que os seus consumidores que compram seu detergente concentrado, prefeririam ver em relação as suas cores.
Faça um estudo de mercado baseado em seu público-alvo, entenda melhor a preferência das cores de quem consome seus produtos, 57% dos homens preferem a cor azul principalmente acima dos 70 anos, enquanto ela também é a preferida das mulheres com 35%. São informações relevantes e que podem ajudar a entender melhor quais cores escolher de acordo com o que o seu mercado utiliza e o que seu público prefere.
- Escolha quantas cores você vai usar e qual será sua combinação
Tendo uma noção maior sobre as cores, chegou a hora de começar a determinar quantas cores você vai utilizar na sua paleta, por mais que não exista uma regra específica, geralmente se adota 60-30-10, ou seja, uma cor predominante, uma intermediária e outra apenas usada em alguns detalhes.
Comece a fazer alguns testes, verifique quais cores se encaixam juntamente com seu logotipo, e comece a tentar, não tenha medo ou receio de ficar testando, essa é uma das partes mais cruciais então quanto mais você experimentar, melhor será.
- Escolha seu conjunto de cores e opte por alguns contrastes
Na hora de tomar a decisão de sua paleta de cores, busque realizar alguns contrastes, talvez uma cor mais quente e outra fria, ou duas do mesmo tom mas que sejam complementares, confira o círculo cromático e comece a pensar melhor nas suas opções.
Busque trazer uma diversidade, e lembre sempre da cor principal cercada de mais duas, ou quantas você sentir necessidade, o importante é a combinação e principalmente ser assertivo na escolha da cor primária.
- Utilize ferramentas e aplicativos para te auxiliar
Por fim, não existe nada melhor do que renovar a identidade visual da sua empresa de projeto de instalações elétricas, escolhendo uma paleta de cores com a ajuda de ferramentas e aplicativos auxiliares, eles podem trazer as melhores combinações e opções para a sua marca.
O Adobe Color CC, Check My Colours, Pallete, Color Combos e Skala Color, são algumas opções para que você ganhe um pouco mais de conhecimento e possa ser muito mais assertivo na hora de escolher suas cores ideias.
Agora conte para a gente nos comentários abaixo, você já tem uma paleta de cores bem definida ou ainda não sabe quais escolher? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha curtido o texto e até a próxima!
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.