5 dicas de como fazer um relatório de vendas

5 dicas de como fazer um relatório de vendas

Todo setor de vendas de uma companhia precisa conhecer os dados relacionados às atividades praticadas. Para isso, nada mais apropriado do que fazer, periodicamente, um relatório de vendas que forneça as informações necessárias. 

De fato, existem muitas informações que são de grande relevância para que os gestores possam entender melhor como anda o funcionamento do setor de vendas e, por isso, elaborar relatórios faz todo sentido. 

No entanto, saber como fazer relatórios é um ponto delicado e muito importante. Isso porque, em alguns casos, há profissionais que optam por montar relatórios extensos, acreditando que quanto mais dados, melhor. 

Mas essa pode não ser a escolha mais adequada. Isso porque a leitura do documento acaba por ficar maçante, podendo ser cansativa e exaustiva sem necessidade. 

Sendo assim, é importante que os responsáveis pelo relatório de vendas saibam quais são os dados que devem ser introduzidos no relatório, evitando causar confusões ao mesmo tempo em que otimizam a leitura do documento. 

Dessa forma, a empresa que vende cortina de vidro blindex e quer entender melhor todo o cenário do seu setor de vendas pode conseguir informações relevantes sobre ele, de modo a ganhar domínio consciente das atividades exercidas por ali. 

É interessante verificar que muitas companhias ainda não utilizam um relatório de vendas na sua rotina diária. Com isso, acabam por deixar a área pouco eficiente e com dificuldades de crescimento e de idealização de estratégias. 

Para auxiliar nessa necessidade, será importante para o conteúdo apresentar a definição do que é o relatório de vendas, além de entender como ele pode ser feito e conhecer motivos suficientes para começar a aplicá-lo no dia a dia de uma empresa. 

O que é relatório de vendas?

Tal como um profissional que deseja realizar um curso para dirigir ambulância, vai adquirir conhecimentos técnicos para a função, os vendedores de qualquer companhia precisam entender o que é um relatório de vendas para poder confeccioná-lo.

Um relatório de vendas pode ser definido como um tipo de documento que apresenta uma série de informações do setor comercial da companhia, tendo como objetivo abordar o desempenho das estratégias e ações que foram realizadas em um determinado período. 

Ao contrário do que se imagina em um primeiro momento, esse tipo de documento não é utilizado apenas como uma fonte de dados para aumentar vendas. Na prática, as funções podem ir bem além disso. 

Isso porque um relatório de vendas oferece um tipo de análise ampla, que pode ser voltada para ações diversas, como ampliar a atuação da companhia para outras fatias do mercado, para reter clientes e para aumentar a relevância da marca no seu segmento. 

Sendo assim, um relatório de vendas pode ser considerado um tipo de balanço, ajudando uma empresa a atingir um faturamento crescente, que seja saudável e recorrente. 

Ao mesmo tempo, ele também permite perceber se uma determinada ação de marketing, como uma promoção de cobertura de vidro para quintal, atingiu as expectativas em termos de vendas e de fidelização dos clientes.

Além disso tudo, o relatório ainda pode ter a capacidade de ajudar na identificação de possíveis falhas e aumentar as oportunidades de novas vendas.

Em geral, um relatório pode responder perguntas como a quantidade de vendas, o valor total vendido por cada profissional, os custos operacionais, as vendas por região, as vendas online, as metas cumpridas, as comissões devidas e muito mais. 

Para um relatório geral de vendas, os gestores poderão consultar informações valiosas, que oferecem um conhecimento mais aprofundado da área e do período. Algumas das principais são:

  • Custo por Aquisição de Cliente (CAC);
  • Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • Taxa de abandono de carrinho (churn rate);
  • Lifetime Value (LTV);
  • Ciclo de vendas;
  • Números de aumento de vendas;
  • Metas batidas e não atingidas;
  • Aumento de ticket médio;
  • Taxa de renovação.

Como não poderia deixar de ser, as empresas que oferecem aula particular de volante para habilitados, por exemplo, podem encontrar dados valiosos nesses relatórios, conseguindo assim otimizar o seu trabalho com relação aos números de vendas. 

Mas, ao mesmo tempo, a empresa também consegue realizar ajustes pontuais ou eventuais, pois consegue mapear as ações executadas com maior precisão. 

O relatório também pode ajudar a motivar e treinar toda a equipe de vendas, uma vez que um vendedor que teve maior destaque no mês pode auxiliar os seus colegas ensinando algumas de suas estratégias e técnicas de vendas. 

Por isso, um relatório de vendas é um dos documentos mais importantes que o setor pode construir, garantindo que o seu trabalho seja cada vez melhor e mais produtivo.  

Como fazer um relatório de vendas? 

Existem algumas dicas interessantes que podem ajudar na elaboração de um relatório de vendas, tornando o desenvolvimento do documento mais simples, eficiente e produtivo. São elas: 

Ter disciplina no preenchimento

A rotina de um vendedor de portão basculante com porta social, por exemplo, pode ser bastante corrida, dada a sua quantidade de visitas diárias ou semanais, que vão exigir deslocamentos diversos. 

No entanto, é fundamental que o profissional não se esqueça de preencher o relatório de vendas diariamente. Afinal, ao deixar passar vários dias sem fazer as devidas anotações, as informações podem acabar sendo esquecidas, o que dificulta um preenchimento correto. 

Anotar detalhes importantes

É verdade que um relatório muito extenso pode ser pouco produtivo para uma análise do setor de vendas. Mas, mesmo assim, fazer a anotação de detalhes importantes é essencial. 

É preciso ter um cuidado maior quando esses detalhes são números. Isso porque qualquer erro ou descuido pode mudar de forma considerável o panorama do setor de vendas da empresa. 

Dar a devida atenção aos números de vendas

Outra consideração relevante para quem precisa fazer um relatório de vendas é dar a devida atenção aos números que estão diretamente ligados às vendas. 

É necessário ter anotações claras sobre quantas vendas foram realizadas e o quanto elas foram lucrativas para a empresa. 

Pode ser também interessante dividir as vendas realizadas por cada vendedor. Dessa maneira, aqueles que tiveram um melhor desempenho podem se tornar um exemplo para a equipe, ajudando a encontrar dificuldades e otimizar o trabalho como um todo.

Incluir dados sazonais

É muito comum que em alguns períodos do ano, uma empresa que realiza serviços como o de impressão de flyer hamburgueria receba uma maior quantidade de pedidos. Isso ocorre devido a feriados, festividades e outros eventos. 

Sendo assim, é importante inserir em relatórios de vendas periódicos essas informações, que ajudam as empresas a entenderem melhor o seu setor e saber como aproveitar as boas oportunidades durante o ano todo. 

Fazer um resumo

Como os relatórios de vendas são desenvolvidos para que se possa ter uma visão ampla do segmento de vendas da empresa, uma sugestão interessante é a de que o responsável por confeccioná-lo faça um resumo das informações contidas ali. 

Assim como um profissional que explica o serviço de recuperação de lanterna automotiva para o seu cliente esclarece para ele como ficará o resultado, um resumo de um relatório pode ser produtivo para ajudar a entender de forma breve o cenário da companhia.

Dessa forma, é possível otimizar o tempo de reuniões, já que uma apresentação geral ajuda na compreensão do relatório e dos dados mais importantes contidos nele. 

3 motivos para aplicar um relatório de vendas

Muitas empresas ainda não fazem o uso dos relatórios de vendas na sua rotina, o que pode ser um erro ou um descuido que acaba atrapalhando o trabalho dentro do setor. Diante disso, é interessante entender os motivos pelos quais vale a pena aplicá-lo.

O primeiro motivo diz respeito ao aumento de produtividade. Isso ocorre porque os vendedores ganham um maior domínio sobre os seus trabalhos e resultados, o que faz com que eles busquem com maior garra vender mais. 

Além desse, o segundo motivo é que um relatório de vendas traz insights interessantes sobre a área de vendas. Ou seja, ele ajuda na percepção de gargalos e nas possíveis estratégias que ajudam a solucionar períodos de vendas muito fracos. 

Por fim, o terceiro motivo se trata da visão completa que o relatório oferece. Ao visualizar o relatório, é possível traçar metas e diminuir custos, de modo que os vendedores passam a organizar melhor a sua agenda para gastar menos recursos e visitar mais clientes. 

Isso pode ser feito com o auxílio de um software voltado para gestão de vendas, de modo que cada informação inserida ali passa a fazer parte do relatório de vendas.

Com todas essas ferramentas e estratégias, o relatório é o caminho mais seguro para que um vendedor consiga melhores resultados vendendo rede de proteção para escada caracol, por exemplo, ou qualquer outro produto. 

Considerações finais

Não há como negar que um relatório de vendas é um documento de grande importância para o sucesso de uma empresa e para o bom desenvolvimento do setor de vendas de uma companhia. 

Por isso, ao seguir as dicas mencionadas neste artigo, o leitor poderá construir o relatório ideal para as suas demandas, tornando o seu trabalho mais simples, eficiente e produtivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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