4 maneiras de usar um influencer digital nas suas campanhas

O uso de um influencer digital é uma das grandes sacadas das marcas para aumentar seu poder de alcance diante seu público alvo.

São milhares de empresas escolhem pessoas destacadas em certos segmentos para que façam a divulgação dos seus produtos e ajudem a dar um destaque maior a suas campanhas.

Mas nem tudo são rosas. A escolha do influencer tem que ser bem pensada para que a empresa possa querer investir, obter retorno e não sofrer qualquer ‘cancelamento’.

Se você quer saber a importância desses profissionais e como fazer bom uso deles, continue lendo este conteúdo.

Por que utilizar influencers?

O influencer digital é aquela pessoa de referência que apresenta uma certa popularidade na internet e conseguem reter milhares de seguidores em suas redes sociais.

A palavra de um influencer hoje em dia pode valer muito, por isso muitas marcas escolhem essas pessoas para serem seus representantes na internet para que divulguem seus produtos ou serviços.

O engajamento que um influenciador digital pode ter em cima de um conteúdo é gigantesco. E é claro que as marcas querem se aproveitar disso para se promover, ainda mais se o influencer tem o nicho que eles buscam.

Dentro das estratégias do marketing digital, o marketing de influência é um dos fatores que mais tem crescido. Então para a marca que quer aumentar sua clientela e consolidar o seu próprio público, contar com esse tipo de profissional é uma grande sacada.

Um influencer pode ser usado para:

  1. Gerar visibilidade para a marca;
  2. Gerar clientes em potencial para se trabalhar no marketing;
  3. Aumentar a presença digital da empresa;
  4. Vender um valor específico de produtos no e-commerce.

Há muitas opções e você deve definir isso de acordo com o que você espera alcançar.

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um influenciador digital?

Existem muitas vantagens para a empresa que escolhe um influencer digital para fazer propaganda de sua marca. Isso porque dentro dos principais benefícios, o influencer entrega:

  • Um público engajado: isso faz com que as pessoas aceitem mais facilmente adquirir um produto ou serviço oferecido por um influencer;
  • Maior alcance: o digital influencer acumula milhares ou milhões de seguidores e ter sua marca estampada para esse tanto de pessoas é uma grande vantagem para que o público conheça a empresa;
  • Público segmentado: há diversos tipos de influencer, de moda, comida, viagem, maquiagem, etc. Dependendo do que sua empresa trabalha, pegar um influencer que tenha a ver com o que você oferece pode te dar muito mais retorno;
  • Diversificação nos canais de comunicação: para que se possa alcançar um número de clientes maior, é vital usar vários canais de comunicação e os influencers sabem bem como realizar isso porque já o fazem naturalmente;
  • Aumento da produção de conteúdo: o próprio influenciador fica encarregado de criar o conteúdo para as postagens em sua rede social;
  • Resultado mensurados: através do influencer é possível medir se a parceria teve retorno e se houve muitas conversões que vieram a partir dele;
  • Custo negociável: os custos com marketing geralmente são altos e o bom de optar por um influencer é que pode haver uma margem de negociação para que a parceira aconteça.

Desvantagens dessa parceria

Como dissemos, nem tudo são flores quando se trabalha com marketing de influência. Ainda que a vantagem seja abundante, podem haver também algumas dificuldades, como:

  • Dificuldade de acompanhar resultados;
  • Risco de veicular a imagem da empresa em alguma polêmica que ele esteja envolvido;
  • Leva tempo até encontrar um influenciador que te satisfaça em todos os quesitos;
  • Não escolher a pessoa certa para o nicho desejado.

É preciso que se tenha um grande cuidado, pois a partir do momento que uma empresa deseja trabalhar com marketing de influência, ela tem que ter claro na mente dela que esse influencer digital será a cara da empresa para o público dela.

Então, é necessário que esse influenciador se encaixe dentro de sua estratégia. Se você é uma empresa que trabalha com moda de alta costura e quer um influencer para divulgar sua coleção, então você deve procurar dentre eles não o que mais tem seguidor, mas sim o que mais se adequa e apresenta resultados em sua rede.

De nada adiantará você partir para um influencer que tem 20 milhões de seguidores, tem um público completamente fora do padrão de alta costura e você querer investir nele por conta do número de seguidores.

Ainda que apresente algum resultado, não seria tão satisfatório quanto um influencer menor e mais nichado que tenha a ver com sua marca.

Quando uma pessoa é considerada digital influencer?

Determinar isso é muito relativo. Isso porque o  que mais caracteriza um digital influencer é ter um certo número de seguidores.

Geralmente quem tem mais de mil, já pode iniciar o trabalho de parceria com algumas marcas menores. Esses influenciadores têm um poder de alcance mais direto com as pessoas, porém menor em quantidade de pessoas.

A partir de 5 mil seguidores já é um bom número para que se possa investir em um influenciador de nicho. É importante acima de tudo avaliar como o público engaja com esse influenciador.

O engajamento que o influencer tem com seus seguidores diz muito mais do que o número de pessoas que o segue, propriamente dito. Portanto, qualquer um que exerça um grau de influência sobre algo, seja ela pequena ou grande, pode ser considerado um influencer.

Por que fazer parcerias com influencers?

Diante do que se foi falado, para que a empresa consiga ter uma melhor estratégia de alcance e consolidação, é fundamental que se analise bem o que a empresa quer buscar ao contratar um influencer.

Saber um pouco sobre como o público desse influenciador responde, qual o grau de influência dessa pessoa, se ela tem a ver com o que a marca acredita, tudo isso são fatores cruciais para que a estratégia consiga ser alcançada.

Conclusão

Por fim, a estratégia com um influencer digital pode ser muito boa se usada com sabedoria e profissionalismo. Quando a empresa sabe o que quer, fica mais fácil de alcançar isso.

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