3 dicas de como nutrir um lead

3 dicas de como nutrir um lead

Nos dias de hoje, nenhum empresário ou gerente de marketing pode ignorar o papel e importância de estratégia de nutrir um lead, pois é muito promissor.

No fundo, a noção de potenciais contatos comerciais ou clientes já convertidos é antiga, anterior até mesmo ao marketing digital. No entanto, o mundo digital revolucionou essa relação entre as marcas e seus públicos.

Se antes as empresas de monitoramento 24 horas residencial conquistaram a liderança imprimindo formulários que ficavam nos balcões das lojas ou por meio de indicações entre clientes, hoje essa dinâmica mudou muito.

Na prática, o esforço é o mesmo, inclusive transformando os contatos adquiridos em clientes para as empresas.

Em outras palavras, a grande importância é: uma vez que se tenham as informações de contato de uma pessoa, seja um número de telefone ou e-mail, é preciso torná-la um cliente válido.

Não só o cliente em si, como a empresa tem de se manter mantém interessados durante todo o processo, dessa forma, fica mais fácil tornar os leads em clientes. Isso significa que, alguém pode comprar da empresa e ainda defender a marca para outras pessoas.

Essa inclusive é uma ótima estratégia para fazer com que o marketing boca a boca funcione e consumidores da empresa a recomendem para seus conhecidos, aumentando assim a chance de atrair novos leads e convertê-los em clientes ativos também.

Por exemplo, além de decidir comprar ou instalar uma impermeabilização de telhado de amianto com uma empresa do ramo possibilitando ela a se destacar da concorrência, o cliente pode postar em suas redes sociais o quanto gostou dos serviços.

Isso ajuda muito a impactar outras pessoas que possivelmente tenham interesse neste serviço e entrar em contato com a pessoa para pedir o contato da empresa. O que também pode trazer consequências positivas a médio e longo prazo para o negócio.

Isso pode parecer fácil de dizer, mas na verdade existem vários esforços diferentes envolvidos e a estratégia não é fácil de implementar. A propósito, algumas marcas tentam e falham, então culpam a internet por isso.

Porém, não adianta culpar as estratégias, pois já foram testadas por muita gente, é importante saber colocá-las em prática corretamente.

Por isso, este artigo traz tudo o que os empreendedores precisam saber sobre uma boa nutrição de leads e dicas de como nutri-los de forma eficiente, aumentando assim a conversão.

Além de explicar exatamente o que é um lead e detalhar a importância de fazer uma gestão de lead corretamente, também serão citadas dicas de como nutrir os leads corretamente assim, ter mais sucesso nas estratégias de marketing.

O mais interessante é que essa estratégia evoluiu tão rapidamente que pode ser aplicada a praticamente qualquer segmento de mercado, seja uma escola com pre escola particular ou uma loja que vende materiais para construção.

Então, não importa o nicho de mercado, se o empreendedor aprender de uma vez por todas como a nutrição de leads pode mudar a história da marca e trazer mais clientes e resultados, será muito benéfico para todos os envolvidos.

Lead: qual o conceito e definição?

Em tradução literal, lead nada mais é do que “liderar” um trabalho. Embora o significado possa parecer ambíguo, ele faz todo o sentido no contexto e já ilustram o objetivo desta metodologia.

Como é possível ver, é assim que o cliente em potencial pode ser contatado, seja seu e-mail ou número de telefone ou qualquer outra forma de contato.

Isso permite que, por exemplo, uma casas de repouso de luxo construa comunicações após a permanência da liderança inicial, conduzindo a estratégia de negócios a partir daí.

Então, seja a metodologia ou a estratégia, o fato é que se uma empresa não construir um banco de leads, ela vai se perder no mercado porque fica parada esperando que os clientes entrem na loja ou no local na rede Internet.

Lembre-se que essa ponte acontece tanto no caso de produtos quanto no caso de serviços. Isso, nas relações B2B (business-to-business), entre empresas negociando, nas relações B2C (business-to-consumer), entre marcas e pessoas, é mais comum.

Com o advento do B2B é possível ir além e como uma empresa que emite laudo bombeiro avcb com certeza encontrará clientes mais exigentes e melhor preparados, facilitando o contato com potenciais clientes difíceis de obter.

Independentemente disso, isso nos mostra que capturar e cultivar essas conexões é um dos empreendimentos mais importantes que qualquer empresa pode realizar, ainda mais do que melhorar a qualidade de um produto ou serviço.

Afinal, de nada adianta buscar a excelência se não há quem consuma. Nesse sentido, a nutrição nada mais é do que a essência de como uma marca de bloqueador veicular via celular se comunica com seu público-alvo, uma forma de acelerar os funis de vendas.

Gestão de leads: por que é tão importante?

A importância da gestão de leads reside na capacidade não só de captar contactos mas, como já referido, de os compreender, desenvolver e convertê-los em clientes ativos.

Sem gerenciar essas informações, uma empresa que faz a coleta de lixo branco hospitalar terá um banco de dados cheio de e-mails e nomes, mas não obterá nenhuma venda com a ação.

Dito isso, investir no processo permite atrair e reter potenciais clientes que ainda não compraram no momento certo. Isso traz alguns benefícios como:

  • Aumento do número de oportunidades com maior probabilidade de sucesso;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da eficácia da equipe de vendas;
  • Aumento da fidelidade do cliente;
  • Melhora o relacionamento entre os clientes e a empresa.

O gerenciamento eficaz de leads também permite identificar os canais mais eficazes para adquirir novos clientes, porque esses indivíduos estão interessados ​​ na empresa.

Isso direciona o orçamento de marketing e gastará recursos apenas em canais importantes, aumentando assim a efetividade das campanhas e consequentemente conseguindo mais oportunidades de conversão para o negócio.

Por fim, essas etapas práticas facilitarão a documentação da história de um usuário ao longo da jornada do consumidor, incluindo as interações e experiências que o levam a empresa.

3 meios para nutrir os leads de forma efetiva

Para obter resultados consistentes, é benéfico utilizar um sistema de CRM e um software de automação de marketing. Isso é necessário para incorporar todas as estratégias de geração de leads necessárias.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com limpeza apartamento novo pode responder automaticamente a clientes em potencial que preenchem um formulário no site da empresa e também pode atribuir automaticamente tarefas de acompanhamento a seus vendedores.

Mas se a empresa realmente deseja ter um processo de geração de leads bem-sucedido, ela deve entender como converter leads frios em leads quentes por meio do processo de vendas. Abaixo será dado algumas dicas para isso.

1. Definir corretamente persona

A persona de uma empresa já deve estar estabelecida desde o início dos métodos de geração de leads. Por isso, é preciso começar criando essa persona que representa os clientes ideais e conecte-os aos canais aos quais a organização já tem acesso.

Para fazer isso, os responsáveis pelas estratégias de marketing devem acompanhar para qual canal o usuário foi convertido. Algumas páginas de destino são destinadas a usuários no topo, outras no meio e na parte inferior do funil.

Geralmente, a nutrição de leads se preocupa com a persona e o conteúdo que a levou a compartilhar as informações com sua organização.

Essas informações ajudam a aproximar a etapa do processo de compra em que ela se encontra e, por isso, ela se interessa por conteúdos relacionados a essa etapa.

2. Construir conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo valioso por meio de mídias sociais, e-mail marketing e outros métodos têm maior probabilidade de ter um efeito positivo na nutrição de leads.

Ao contrário dos boletins de e-mail tradicionais, é possível personalizar completamente o conteúdo com base nos destinatários pretendidos das mensagens, isso é conhecido como nutrição de leads.

O mais importante é sempre focar em entender o público-alvo e adequar o conteúdo àquela necessidade, isso facilitará muito o alcance de um número maior de leads qualificados e dispostos a fechar negócio.

3. Usar um sistema de pontuação de leads

A pontuação de leads destina-se a ajudar empresas a identificar leads que progrediram nas etapas do processo de compra e leads que não tiveram nenhuma interação com o conteúdo. Esses leads podem ser considerados inativos.

A pontuação é derivada do número de leads que estão prontos para comprar. Ferramentas automatizadas facilitam o processo de encontrar e engajar clientes e leads interessados.

Também é vital reconhecer quando um lead está inativo. Em alguns casos, manter essa nutrição pode fazer com que o usuário envie os e-mails para a caixa de SPAM, isso diminui a autoridade do domínio e afeta negativamente os resultados de ações futuras.

Por isso é fundamental estabelecer os métodos corretos para aproximar a empresa do lead e não gerar aversão do mesmo. Dessa forma o negócio consegue captar o público-alvo e torná-los clientes ativos e assim traçar estratégias para fidelizá-los.

Considerações finais

Por fim, nutrir um lead pode ser benéfico para muitas empresas, especialmente aquelas que desejam aumentar sua receita de maneira sustentável e consistente.

Hoje, existem várias ferramentas de marketing acessíveis e simples que facilitam uma estratégia sólida entre negócios e uma nutrição de leads impecável que leva a resultados positivos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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